P O R T U G A L – 8 letras, 8 figuras únicas do desporto português


Hoje em dia, o futebol é o desporto mais conhecido e mais praticado em Portugal. Mas obviamente isto não significa que só nesta disciplina devemos procurar desportistas de destaque, que atualmente vemos como os símbolos do desporto português. A história mostra que o desenvolvimento da prática de atividades físicas não foi simples.  Podemos falar dos ‘melhores’ e deste processo, apesar de que foi condicionado por muitos fatores.
O fraco desenvolvimento desportivo que sucedia em Portugal no século XIX teria as suas raízes no século XVIII, quando, por motivos aparentemente inexplicáveis, os jogos e as atividades ao ar livre deixaram de fazer parte dos hábitos dos portugueses. Isto provocou uma certa degeneração física e moral. Esta degeneração prolongou-se pelas décadas seguintes, em virtude do desprezo que era dedicado à prática desportiva. Até que a iniciativa de Pierre de Coubertin (1863-1937), um barão francês, que restaurou os Jogos Olímpicos e defendeu a prática desportiva na escola, e a sua decisiva importância na sociedade do século XX consolidaram o desporto como um bloco fundamental dos conteúdos da educação física.
Tratando o nome PORTUGAL como uma abreviatura, tentámos selecionar  desportistas que venceram vários obstáculos e conseguiram ser  ‘inesquecíveis’ na memória dos fãs.
P – de Paulo Guerra, especialista em corta-mato; O – de Obikwelu (Francis), um atleta português nascido na Nigéria que é especializado nos 100 e 200 metros. É o atual recordista europeu do 100m com um tempo de 9,86s. Adquiriu a nacionalidade portuguesa em Outubro de 2001. A sua história de vida, a sua personalidade, os seus sucessos desportivos tornaram-no como uma figura popular no seu país adotivo;      R – de Rosa Mota, já fora de atividade. Tornou-se conhecida principalmente pelas suas prestações na maratona, sendo considerada por muitos como uma das melhores corredoras do século XX nessa especialidade; T – como Torres (José), um antigo futebolista da seleção portuguesa que jogava na posição de avançado. Ao lado de Simões, Eusébio e José Augusto, Torres colecionou golos, títulos e glória aos olhos dos portugueses; U – de Urbano (José), um marchador que participou três vezes nos Jogos Olímpicos e ganhou títulos nacionais; G – de Gomes (Naide), especialista no salto em comprimento, Campeã da Europa de Atletismo de Pista Coberta de salto em comprimento, entre outros, Birmigham 2007;  A – de Alves (João), uma das principais personagens da história do futebol português. O futebolista em todos os jogos calçava umas luvas pretas como sua imagem de marca; L – de Lázaro (Francisco), simultaneamente o último e o primeiro, o primeiro herói desportivo português, graças a quem formaram a ideia de herói nacional em tempos de crise naquele Portugal que era um país de heróis e de valentes. O exemplo perfeito do desportista português. Apesar de ser um dos favoritos, Francisco Lázaro não chegou a terminar a maratona de Estocolmo, realizada a 15 de Julho de 1912, desfalecendo à passagem do quilómetro 30, vítima de uma forte insolação, acabando mesmo por falecer no dia seguinte. Morreu com o nome do seu Portugal nos lábios.
Portugal nunca foi e atualmente também não é um rei do atletismo. O futebol é o desporto mais amado pelos portugueses, para eles é um jogo, um desporto, um passatempo ou uma profissão. É também espetáculo, cor, alegria e emoção. É vontade de vencer mas também saber perder. É para todas as idades, raças, credos e profissões. É para eles e para elas, para os filhos e para os pais. O futebol é o rei dos desportos, a estrela da nação. Por isso, de vez em quando, esquece-se dos heróis de outras disciplinas.
No entanto, vale a pena conhecer a história do desporto português, que na Polónia, além do futebol, é totalmente desconhecida. Agora, para nós, todo é um mistério. Mas já mostrei,  com a palavra ‘Portugal’, que brincando, do mesmo modo, chamamos a atenção de nós mesmos e dos outros. Com esta simples charada também conhecemos as personagens e os acontecimentos que constituem a parte da cultura portuguesa.
Agata Pietroń

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Punk rock exótico. História do punk em Portugal.

Tascas de Portugal

Arte Luso-oriental e Indo-portuguesa