Contra a música kitsch


O mundo da música atual está completamente inundado pela onda das canções pop que entram na cabeça com facilidade, não transmitem nenhuma mensagem importante, são conhecidas pelo texto banal e insignificante, são nada mais do que kitsch. Sabe-se que a cena é dominada pelas produções norte-americanas. Pouco a pouco, as pessoas mais populares, no caso das mulheres, em vez de mostrar talento, exibem os seus valores corporais.  A praga das “canções sobre nada” ou melhor, das artistas sem talento, encheu ao máximo o mercado da música. Estamos embrutecidos pelos efeitos especiais, novos bits, o acúmulo da música eletrónica, esquecendo o mágico e simples som dos instrumentos como por exemplo a guitarra clássica.  O que conta agora é o lucro. Vender e ganhar, são as duas palavras que se repetem como um refrão duma canção que neste caso podia chamar-se “Ode ao consumismo”. Somos então nada mais que os clientes que fizeram da música um produto igual a uma garrafa de leite ou uma caixa de fósforos. Esta situação permanecerá?
Na França, contra essa nova doença já há as fortes objeções. Em 2010, a indústria da música lançou no mercado uma nova artista e compositora excecional, com o pseudónimo artístico “Zaz”. Mulher com um timbre de voz forte instantaneamente ganhou os corações do público exigente com seus arranjos musicais do estilo jazz, misturado com o soul, a música francesa e acústica. Ela também interpreta as canções clássicas de Edith Piaf uma cantora fabulosa, eo Jacques Brel, Charles Aznavour, Serge Gainsbourg, Mireille Mathieu, Joe Dassin e Patricia Kaas.
Ao mesmo tempo, na indústria da música nasceu como sua irmã gémea, Mayra Correa Aygadoux, mais conhecida como Maria Gadú. Nascida em São Paulo a 4 de dezembro de 1986, esta jovem cantora, compositora e violonista já por duas vezes foi nomeada para um Grammy Latino nas Categorias Melhor Artista Revelação e Melhor Álbum de Cantor / Compositor. Em 2010 também foi premiada com o Prémio de Música Digital pela Música Mais vendida, com a sua canção mais conhecida: "Shimbalaiê" (http://www.youtube.com/watch?v=AVkcEHe_p0w). Vale a pena mencionar que ela aproveitou o repertório de um dos grandes artistas franceses Jacques Brel, interpretando a sua canção “Ne Me Quitte Pas”. O mercado tomou a sua criatividade musical de braços abertos. Samba, bossa nova, rock e blues são os géneros de música com os quais ela trabalha e tem sucessos, criando  obras fantásticas. Ao ouvir o fruto do seu trabalho podemos sentir-nos como se estivéssemos no Brasil graças ao ambiente bem transmitido nas canções.
  Apesar da falta dos efeitos especiais ou da nudez feminina, e que as artistas manifestam somente seu talento musical, os CDs delas vendem.  Isto é uma grande prova de que ainda há salvação para o mundo perverso da música. Não é uma coisa perdida! Além disso, o mercado é aberto não só às canções inglesas mas também às que são cantadas em português!

Karolina Graczyk 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Punk rock exótico. História do punk em Portugal.

Tascas de Portugal

Arte Luso-oriental e Indo-portuguesa