O Caminho de Santiago em Portugal

Como surgiu o caminho de Santiago?
Diz a lenda que em 813, na Galiza aconteceu um estranho fenómeno. Durante vários dias um ermitão - Pelayo - observou uma verdadeira chuva de estrelas que caía sobre um bosque chamado Liberum Donum. Avisado das luzes místicas, o Bispo Teodomiro de Iria Flávia ordenou que fizessem escavações neste local graças às quais foi encontrada uma arca de mármore com ossos. Era o túmulo de São Tiago. Por causa deste acontecimento chamou-se ao lugar Campus Stellae (Campo de Estrelas), de onde derivaria o atual nome de Santiago de Compostela. A notícia da descoberta da tumba do Apóstolo espalhou-se e os peregrinos – primeiro dos estados cristãos do norte peninsular, depois de toda a Europa – começaram a chegar a Santiago de Compostela a fim de conhecer o sepulcro, originando assim, o Caminho de Santiago de Compostela.
Os caminhos
A tradição de peregrinar a Santiago de Compostela tem quase já 1200 anos. Durante este tempo apareceram muitas vias conducentes à catedral onde se encontra a tumba de São Tiago (chamado em espanhol Santiago). A mais popular é o caminho francês – declarado em 1993 pela UNESCO Património Imaterial da Humanidade - que começa numa vila fronteiriça da França com Espanha (Sain-Jean-Pied-de-Port) e percorre toda a Península. O culto jacobeu em Portugal intensificou-se a partir da independência do país em meados do século XII, ainda que provavelmente já existia na Alta Idade Média. Os crentes seguiam o exemplo de reis, nobres e altos clérigos. Uma das mais famosas peregrinas portuguesas foi a rainha Santa Isabel que fez a peregrinação pouco depois da morte de D. Dinis em 1325. Até hoje em dia podemos ver capelas, igrejas, conventos, alminhas e cruzeiros com a imagem de Santiago Peregrino que há muitos anos foram fundados pelos ricos peregrinos. Nos últimos ano o caminho português é o segundo escolhido com mais frequência e o número dos peregrinos que escolhem esta rota cresce de um ano para o outro.  A maioria das pessoas começa a sua peregrinação no Porto mas há quem parta de Lisboa ou de Lagos. Ao mesmo tempo cresce o número dos peregrinos da nacionalidade portuguesa. Nos primeiros dez meses de 2011 caminharam para Compostela mais de sete mil portugueses (em 2009 foram 4 854 em total).

Por que se caminha?
Apesar das raízes cristãs do caminho de Santiago, hoje em dia apenas  metade dos caminhantes declara a motivação religiosa da sua peregrinação (não necessariamente a cristã). Para eles é um caminho espiritual, uma rota à procura de si mesmos, um caminho para se encontrarem e se conhecerem. Para outros, é um tipo do turismo, com conotações culturais, históricas, gastronómicas, etc.; é uma aventura, visitar lugares que desconhecem, ultrapassar as suas limitações; é uma viagem esotérica e mística, passando por lugares considerados desde sempre carregados de magia. Esta diversidade é a grande riqueza de todos os caminhos de Santiago onde podemos encontrar gente de literalmente todas as camadas sociais, pobres e ricos, crentes de todas as religiões, ateus e agnósticos, as pessoas idosas e os jovens, casados, solteiros e viúvos, com formação académica e os que nem andaram na escola primária. Conhecer as outras culturas, modos de pensamento é sempre uma experiência enriquecedora e por isso vale a pena caminhar por um dos caminhos que nos levam a Santiago de Compostela.
Bom caminho!

Zofia Gajos

Para encontrar mais informações o leitor pode consultar os sites (que também foram usadas para escrever este artigo) de varias organizações que trabalham para o desenvolvimento dos caminhos de Santiago, entre outros:
Associação de Peregrinos Via Lusitana www.vialusitana.org
Guardiões do Caminho de Santiago www.caminhodesantiago.org
Federação Espanhola de Associações de Amigos do Caminho www.caminosantiago.org (em espanhol)
O caminho de Santiago - guia prática www.caminodesantiago.consumer.es (em espanhol)
Mundicamino www.mundicamino.com/ (em espanhol, inglês, francês, alemão, italiano e japonês)
Dobrar Fronteiras www.dobrarfronteiras.com/guia-caminho-portugues-santiago/


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Punk rock exótico. História do punk em Portugal.

Tascas de Portugal

Arte Luso-oriental e Indo-portuguesa